
Receba notícias :
1) Qual a potência mais forte?
Não é uma questão de mais fraco ou mais forte. Existe sim, medicamento adequado ao quadro clínico de cada paciente. O clinico seleciona o medicamento e a potencia de acordo com os sintomas do paciente.
2) Deve-se acordar o paciente para dar o medicamento nos horários marcados?
Normalmente não se interrompe o sono durante o tratamento homeopático, a não ser que seja recomendação do clínico.
3) Porque os medicamentos homeopáticos não vêm acompanhados de bula?
O medicamento homeopático é composto de sintomas do paciente, respeitando a sua individualidade. Doenças iguais podem ser tratadas com medicamentos diferentes.
4) Posso trocar tabletes por glóbulos, líquidos ou papéis?
As formas farmacêuticas servem como veiculo para os medicamentos. A apresentação não interfere no efeito terapêutico do medicamento, porém é sempre aconselhável seguir a prescrição do clínico. Algumas circunstâncias determinam a opção:
- os líquidos são recomendados para os diabéticos ou para pacientes sensíveis à lactose;
- os tabletes, glóbulos ou papéis são recomendados para quem tem restrição ao álcool.
5) O tratamento homeopático provoca efeitos colaterais ou reações adversas?
Pode ocorrer o aparecimento de sintomas decorrentes da resposta ao medicamento. É por isso que deve evitar a auto-medicação.
6) O tratamento homeopático é lento?
Nem sempre. Dependendo do estado energético do paciente, a ação pode ser notada instantaneamente e a resposta ao tratamento é individual. É possível aliviar em minutos, por exemplo, uma crise de enxaqueca ou de bronquite. De maneira geral, o tempo de tratamento é proporcional ao tempo de instalação da doença. Assim, o tratamento pode ser mais demorado no caso de doenças crônicas, como alergia, ou auto-imune, como artrite.
7) A homeopatia tem uma ação limitada?
Sim. O medicamento age enquanto houver possibilidades de uma reação do paciente. Em casos traumáticos, com lesões em órgãos vitais, são poucas as chances de resultados positivos. Em doenças crônicas, como câncer, ela pode ser usada como coadjuvante no tratamento. A habilidade do medico e a colaboração do paciente influem nos resultados.
8) Se o paciente esquecer de tomar o medicamento em um ou mais horários, comprometerá o tratamento?
O horário de adminstração do medicamento é importante. Tome assim que lembrar, dando continuidade ao tratamento.
9) Qual a diferença entre Fitoterapia e a Homeopatia?
A Fitoterapia é uma forma de tratamento, este usa medicação de origem vegetal, em forma de cápsulas, chás, tinturas, etc... A Homeopatia utiliza medicamentos de origem vegetal, mas também de origem animal e mineral. Além disto, a técnica de preparo dos medicamentos é especifica e totalmente diferente da empregada no preparo de fitoterápicos. Referência: Manual do Consumidor de Homeopatia da ABFH.